Econômica


Sustentável


Tecnológica


Prática


Memorável



O que é a cremação?


Ao contrário do que muitos podem pensar em um primeiro momento, a cremação não é o destino final dado aos restos mortais de alguém.

Na verdade, ela é uma das etapas de um processo de memorialização maior, que entrega aos cuidados da família as cinzas de seus entes queridos. Assim, é ela quem providencia o que será feito em última instância - em muitos casos, conforme a vontade expressada em vida por aquele que partiu.

Na cremação o corpo do falecido é incinerado em um forno de rápida combustão, que não emite fumaça e nem odor. Tudo é feito de forma extremamente segura, cuidadosa e respitosa. Antes do procedimento é possível que os amigos e familiares realizem uma bela cerimônia de homenagem e despedida com o corpo presente. Embora seja opcional, esse momento contribui para uma vivência mais solene do luto, além de proporcionar uma maior aproximação entre todos aqueles que o vivenciam.



BENEFÍCIOS DA CREMAÇÃO

  • Economia em relação ao sepultamento convencional, que exige a compra e a manutenção do jazigo por um longo tempo;
  • Diferentes destinos para as cinzas;
  • Aceitação pela maioria das religiões;
  • Processo tecnológico, prático e higiênico;
  • Ocupação de espaço reduzida;
  • Maior autonomia com relação à memorialização do ente querido.

CREMAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO

A cremação é uma prática milenar, que remonta a diferentes culturas e significados. Para algumas religiões orientais o fogo exerce uma função purificadora, capaz de libertar a alma da matéria. Já na Grécia Antiga, o modo de cremar os corpos diferenciava aqueles que eram considerados cidadãos comuns, daqueles que eram tidos como "heróis" - como os homens mortos em campos de batalha.

Hoje, já amplamente difundida entre muitos países e religiões, a cremação é concebida sob múltiplas perspectivas, sobretudo por permitir que os amigos e familiares honrem a memória de seus entes queridos da maneira mais adequada e significativa possível. Alguns associam o processo à transformação da vida e renovação de seu ciclo. Outros se pautam na ideia de liberdade ou desapego do mundo material.

As interpretações são diversas. O que realmente importa são as possibilidades de encontrar um sentido que acalenta o coração.

MEMORIALIZAÇÃO FLEXÍVEL

Como foi observado, a cremação abre uma vasta gama de opções quanto à memorialização daquele que partiu. O processo permite realizar, por exemplo:


Cerimônias personalizadas (com o corpo presente)


Homenagens por parte de amigos e familiares


Cumprimento da vontade do ente querido


Escolha da urna ou de um destino diferente para as cinzas


Visitação em um local acessível (público ou privado)

DESTINO DAS CINZAS

O destino dado às cinzas, geradas pela cremação, representa uma decisão importante para a memorialização do ente querido. Em muitos casos, é possível cumprir com o desejo manifestado em vida por ele, conforme já mencionado. Há diferentes opções:

Columbário

Um columbário conta com nichos destinados a receberem as urnas cinerárias. Em alguns deles também há espaço para guardar pequenos objetos pessoais. Há tanto columbários ao ar livre, quanto em ambientes fechados.

Sepultamento

Os restos cremados também podem ser sepultados. Alguns cemitérios disponibilizam um espaço especial para essa finalidade. A urna pode ser colocada ainda em um lote familiar, conforme disponibilidade.

Residência

Muitas famílias optam por guardar as urnas em sua casa. Em geral, é preparado um local seguro e respeitoso. Nesse caso é importante que os familiares tenham instruções sobre como zelar pelo material e a memória daquele que partiu.

Joias

A transformação das cinzas em joias ou o seu armazenamento em pingentes é uma forma de manter a memória da pessoa querida sempre por perto. As peças permitem que diversos modelos sejam trabalhados, o que pode torná-las ainda mais significativas.

Outros

Além de joias, os restos cremados podem ser colocados em objetos como ampulhetas, ursos de pelúcia, vasos e oratórios. Também podem ser usados em tintas para quadros ou tatuagens. Entre outras possibilidades, as cinzas ainda podem ser depositadas em urnas biodegradáveis, que são enterradas junto a sementes e adubos que darão origem a uma árvore.

MODELOS DE URNAS PARA CINZAS

As urnas para cinzas humanas podem ser dos mais variados tipos. A seguir você confere alguns modelos oferecidos pelo Grupo Bom Pastor:


Urnas para Cinzas: Modelos Convencionais



Urnas para Cinzas: Modelos Especiais





MONUMENTAL CREMATÓRIO

O Monumental Crematório nasceu para oferecer a melhor estrutura ao processo de cremação e luto.

O espaço é equipado com recursos de ponta para proporcionar o máximo conforto, segurança e tranquilidade às famílias e amigos que enfrentam a dor da perda.

Um time de profissionais altamente capacitado reforça esse compromisso a partir de sua atuação prestativa e humanizada.

Modernidade

Estrutura conta com o que há de mais moderno no mundo em serviços funerários.

4.900 m²

Todos os ambientes promovem conforto, segurança e tranquilidade.

Estacionamento

Estacionamento próprio com fácil acesso e amplo espaço disponível.

Cerimônia

Sala de Cerimônia totalmente equipada para a realização de ritos e homenagens.

24 horas

Atendimento humanizado 24 horas, em todos os dias da semana.

Documentação

Providência de todos os documentos e fornecimento do Certificado de Cremação.

Internet

Acesso à rede Wi-fi e a pontos de energia para carregamento de dispositivos.

Profissionais

Equipe interdisciplinar altamente especializada e comprometida.